Atividade Física Como Aliada no Processo de Emagrecimento

atividade fisica e o processo de emagrecimento estima nutrição

Para que o processo de emagrecimento ocorra, é necessário diminuir o consumo total de calorias diárias. Esse consumo deve atender as necessidades básicas do corpo humano, mas ao ultrapassar demasiadamente essas necessidades calóricas, ocorre o ganho de peso. Uma das formas mais eficazes de perder peso é atrelar a dieta ao exercício físico, alterando a composição corporal.

O exercício requer um grande esforço do nosso corpo para aumentar o suprimento de oxigênio e combustível na realização do trabalho muscular, causando, dessa forma, um maior gasto de energia quando comparado ao estado de repouso.

Estudos mostram que o tipo, a intensidade e a duração do exercício interferem diretamente na perda de peso: exercícios mais intensos são mais eficientes no controle do peso, na redução do percentual de gordura corporal e na manutenção da massa magra.

Pratique Atividades Físicas

Durante a prática da atividade física, muitos hormônios são liberados, contribuindo para a redução do apetite, utilização e mobilização dos estoques de gordura, proporcionando melhorias das taxas de glicose, colesterol e níveis de pressão arterial, além de contribuir para a melhora do humor e do bem-estar, diminuindo o estresse, a depressão e a ansiedade, pois permite um maior controle emocional ao se alimentar e consequentemente, melhora a saúde emocional e mental.

O exercício também está intimamente ligado a modulação do sistema imunológico e na diminuição do risco de desenvolver doenças associadas a obesidade, como diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, doenças do coração, entre outras.

É importante ressaltar que, antes de iniciar qualquer exercício físico, é de extrema importância, procurar um profissional capacitado para montar uma rotina de exercícios específicas para você e aliar a uma mudança de hábitos alimentares acompanhados por um nutricionista.

A atividade física e um plano de emagrecimento saudável são a chave para o sucesso na alteração da composição corporal, ganho de massa magra, mais disposição e saúde para realizar as atividades do dia a dia, além da manutenção de peso.

Referências:

DANTAS, Estélio Henrique Martins. Obesidade e emagrecimento. 2015.

KLOSTER, Roberta; LIBERALI, Rafaela. Slimming: diet composition and physical exercise/Emagrecimento: composicao da dieta e exercicio fisico. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 2, n. 11, p. 288-307, 2008.

RICCO, Rafaela Cristina et al. 11. Atividade Física Visando Emagrecimento. ORIENTAÇÃO MANUAL DE, p. 132.

SILVA, Guilherme dos Santos; SANTANA, Yasmim Caroline de. Influência da dieta hiperprotéica associada a atividade física no emagrecimento: revisão sistemática. 2021.

VIANA, HELENA BRANDÃO; SANTOS, Elisa Gomes de Carvalho; MONTEIRO, Olga Bouchard. Imagem corporal, perfil lipídico e nível de atividade física de mulheres em projeto de emagrecimento. R Bras Ci Saúde, v. 21, n. 1, p. 51-8, 2017.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!