Você sabia que no dia 13/11 é comemorado o Dia Mundial da Gentileza?

A data foi criada no Japão com a intenção de tornar o mundo mais gentil, valorizando pequenas atitudes diárias, como ter mais paciência com o próximo, ser mais gentil no trânsito e praticar a empatia com todos a nossa volta.

No entanto, na maior parte do tempo, não praticamos a tão importante e fundamental “auto gentileza”, fazendo com que a gente se julgue, como jamais julgaríamos a um amigo. E quando falamos sobre o processo de emagrecimento ou reeducação alimentar não é diferente, né?

Que atire a primeira pedra quem nunca se culpou ou se sentiu fracassado por ter “furado a dieta” e, assim, ter ficado ainda mais distante do seu objetivo, iniciando o ciclo vicioso de sair da dieta, sentir culpa e repetir esse padrão muitas e muitas vezes?

Sabemos que qualquer mudança de hábito envolve muitos fatores e não apenas “querer mudar”, como ouvimos muito por aí. Mudar é um processo, e na maioria das vezes, acontece de forma lenta e gradual, com altos e baixos pelo caminho. Nesses momentos, é fundamental que a gentileza e a compaixão sejam nossas grandes aliadas nessa jornada.

Em seu livro “Autocompaixão”, a autora Kristian Neff, diz: ” É preciso parar com o autojulgamento de uma vez por todas e exercitar as autoavaliações. Parar com os rótulos de “bom” ou “mau” e simplesmente se aceitar de coração aberto. Devemos nos tratar com a mesma bondade, carinho e compaixão que dedicamos a um bom amigo ou mesmo a um estranho.”

Neff ainda reforça o conceito de autocompaixão como sendo a mesma compaixão que sentimos pelos outros, mas direcionada a nós mesmos. Por exemplo, quando nos comparamos a modelos de revistas ou qualquer pessoa que temos como ideal, e nos sentimos mal, estamos invalidando todos os nossos esforços e conquistas, desmerecendo tudo aquilo que temos lutado tanto para conquistar dia após dia e acabamos por nos tornar juízes de nós mesmos.

Hoje, queremos te convidar a praticar um exercício muito especial: se olhar com mais compaixão, gentileza, reconhecendo e acolhendo seus pontos fracos e se aceitando como um ser imperfeito que somos, para que assim, de forma gentil, cada passo seja considerado uma grande conquista e cada mudança, uma vitória.

Feliz Dia Mundial da Gentileza!

Referências:

NEFF, Kristian. Auto-Compaixão. Pare de se torturar e deixe a insegurança para trás. Rio de Janeiro: Editora Lúcida, 2014.

Secured By miniOrange