Quais os riscos de não ter um sono reparador?

riscos de não dormir bem

É de conhecimento de todos que hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física são muito importantes para a saúde e qualidade de vida do indivíduo. No entanto, uma boa noite de sono também é primordial.

O período de sono tem diferentes estágios, que vão desde a transição entre a vigília e o sono. O sono REM só ocorre pela primeira vez após cerca de 90 minutos dormindo, e se repete várias vezes ao longo da noite, com duração cada vez maior, especialmente na segunda metade da noite, podendo chegar perto de uma hora.

Além do relaxamento dos músculos, a diminuição dos batimentos cardíacos e da respiração, que causam um profundo relaxamento do indivíduo, há vários eventos fisiológicos acontecendo ao mesmo tempo.

Dentre esses eventos estão: liberação de hormônios, controle celular, que vão desde a expressão de componentes até a expressão de genes, e a regulação do metabolismo.

Quando ocorre a privação de sono, há diminuição da melatonina, que regula o sono, de leptina, que regula a saciedade e do hormônio do crescimento, com seus receptores, gerando cansaço excessivo, perda de concentração, dor de cabeça ou irritabilidade, alteração do metabolismo, aumento de peso, diminuição da imunidade, e predisposição ao desenvolvimento de uma série de doenças.

O nosso sistema imune tem uma diminuição da resposta inflamatória e diferentes processos das células de defesa, como proliferação, diferenciação e morte são reguladas no final do período de sono com a liberação dos glicocorticoides e, em especial, o cortisol. Quando falta essa regulação, podemos ter um aumento do quadro inflamatório, já que há uma alteração na expressão de genes e enzimas.

Nas crianças e adolescentes a privação de sono resulta no menor desenvolvimento do crescimento e problemas de ganho de peso adequado que podem trazer diversas complicações, como o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade, entre outras doenças metabólicas, alterações do humor, dentre outras diversas complicações no desenvolvimento, incluindo a maturação hormonal.

O tempo de sono também é extremamente importante, já que o hormônio do crescimento (GH) e o TSH têm suas concentrações plasmáticas aumentadas no início do sono, e atingem sua concentração máxima duas horas mais tarde, se reduzindo nas duas horas que antecedem o despertar, o que interfere na densidade das atividades das ondas cerebrais durante o sono REM.

Na prática, esses indivíduos apresentam maiores riscos de desenvolver enxaqueca, obesidade, além de terem mais chances de apresentarem problemas de aprendizagem e sofrerem de ansiedade, estresse, mau humor, dentre outros problemas.

Portanto, ter uma boa noite de sono diariamente é imprescindível para uma melhora da saúde e bem-estar geral, e pode alterar significativamente o futuro da qualidade de vida, saúde e até mesmo a estatura de crianças e adolescentes.

Nos adultos, é fundamental para a manutenção do bem-estar, do bom humor e na prevenção de doenças. Assim, a falta de sono podem gerar aumento ou piora dos quadros de diabete, obesidade, dores de cabeça, distúrbios emocionais, diminuição do crescimento, descontrole hormonal e até câncer.

Referências:

CARDOSO, LUCAS. Transtornos do ciclo sono-vigília/Circadiano-uma revisão de literatura. 2014.

EL HALAL, Camila dos Santos; NUNES, Magda Lahorgue. Sono e desenvolvimento pondero-estatural☆. Jornal de Pediatria, v. 95, p. S2-S9, 2019.

FEIJÓ, Fernanda de Matos; BERTOLUCI, Marcello Casaccia; REIS, Cíntia. Serotonina e controle hipotalâmico da fome: uma revisão. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 57, p. 74-77, 2011.

Instituto do Sono. Fases de sono: veja quais são e entenda a importância. Disponível em: https://institutodosono.com/artigos-noticias/fases-de-sono-veja-quais-sao-e-entenda-a-importancia/

SINHOROTO, Camila Oliveira et al. Os efeitos do trabalho em turnos diurno e noturno sobre a pressão arterial e a qualidade de sono em trabalhadores de enfermagem. 2017.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
× Entre Em Contato!