Plant-Based: Mitos e verdades

plant based os mitos e verdades

A dieta à base de plantas, ou do inglês plant-based, é um padrão alimentar composto por alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, nozes e castanhas, sementes, óleos, grãos inteiros, cereais e leguminosas. As dietas que têm como base os vegetais, podem reduzir o risco de doenças cardíacas, síndrome metabólica, diabetes, alguns tipos de câncer (especificamente câncer de cólon, mama e próstata), depressão e, em alguns casos, uma redução do risco de fragilidade, além de otimizar a função física e mental. 

Mitos e verdades sobre a alimentação Plant-Based:

Dietas plant-based são apenas para vegetarianos e veganos?

Mito. Todos podem se beneficiar de uma alimentação a base de vegetais, priorizando, na maior parte do tempo, o consumo de leguminosas, legumes cozidos e folhas verdes. Caso opte por consumir proteína animal, o consumo pode ser realizado de forma esporádica.

Não consigo consumir a quantidade suficiente de proteínas com essa dieta?

Mito. As leguminosas, especialmente quando combinadas com cereais, como no caso do nosso arroz e feijão, possuem proteínas de alta qualidade. Outros alimentos, como as oleaginosas, também complementam o aporte adequado de proteínas em uma alimentação a base de plantas.

Dietas plant-based podem ser mais baratas que outras dietas?

Verdade. O consumo de alimentos naturais, como vegetais, cereais, legumes e verduras, é mais barato do que o gasto mensal com produtos industrializados, embalados, processados e multiprocessados.

Dietas plant-based podem emagrecer sem você passar fome?

Verdade. O consumo de vegetais e grãos integrais têm alta quantidade de fibras, que aumentam a saciedade, melhoram o funcionamento intestinal e ajudam no emagrecimento.

Preciso de suplementação de vitamina B12 em dietas plant-based?

Verdade. A vitamina B12 está disponível nos produtos de origem animal, como carnes, leite e ovos. Se você optar por consumir alimentos apenas de origem vegetal, é importante que você faça o acompanhamento adequado com um nutricionista e use a suplementação mais adequada para você.

Dietas plant-based são sustentáveis?

Verdade. A dieta plant-based é mais sustentável do que uma alimentação rica em produtos de origem animal, já que em geral, o cultivo de vegetais precisam de apenas um terço da terra fértil, água doce e energia quando comparado a criação de animais.

Referências:

ALEIXO, Marina Gonzalez Barandela et al. Controle e redução de doenças crônicas não transmissíveis através da dieta à base de plantas: uma revisão abrangente. Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, v. 1, n. 1, p. 103-119, 2020.

ALEIXO, Marina Gonzalez Barandela et al. Redes sociais como fontes de informação para pesquisas de mercado: um estudo sobre veganismo e as dietas “plant-based”. Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, v. 1, n. 2, p. 97-108, 2020.

Harvard: What is a plant-based diet and why should you try it? https://www.health.harvard.edu/blog/what-is-a-plant-based-diet-and-why-should-you-try-it-2018092614760

PIMENTEL, David; PIMENTEL, Marcia. Sustainability of meat-based and plant-based diets and the environment. The American journal of clinical nutrition, v. 78, n. 3, p. 660S-663S, 2003.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!