A atenção plena na alimentação, também conhecida como Mindful Eating é uma abordagem da nutrição que propõe que os indivíduos façam escolhas alimentares com atenção ao momento presente, de forma consciente e atenta aos sinais de fome e saciedade, tornando a relação com a comida mais consciente.

Em outras palavras, é comer quando estiver com fome e parar de comer quando se sentir saciado e ganha destaque por promover a melhora de transtornos compulsivos na alimentação, a perda de peso, e consequentemente, otimizando a saúde.

Para que essa atenção seja desenvolvida é necessário estar conectado com o próprio corpo, de modo a perceber os momentos de fome, e como o ato de comer impacta nos sentidos, nas sensações físicas e emocionais, podendo ser chamada também de “Comer Intuitivo”, que considera a qualidade e quantidade do que se come.

A prática visa resolver problemas de comportamentos alimentares persistentes, que causam muitos transtornos, incluindo os transtornos de origem mental, devido ao consumo excessivo de alimentos, seguido ou não, pela sensação de culpa.

O que comemos está muito conectado as nossas emoções e comanda também as respostas às nossas futuras emoções, isso porque a produção de hormônios do bem-estar e da felicidade está diretamente ligada à nossa dieta e ao processamento intestinal. Além disso, o nosso corpo reconhece as nossas necessidades e carências nutricionais, expressas em uma vontade de consumir determinado alimento.

O consumo excessivo de industrializados podem viciar nosso paladar, tornando os alimentos naturais menos interessantes, além disso, eles geram uma alta descarga de dopamina, a substância do prazer, fazendo-nos consumir cada vez mais açúcar.

Com a globalização e o novo estilo de vida, as pessoas não têm tempo de comer, comem depressa, com alimentos sem qualidade e muitas das vezes interagindo com jogos, assistindo televisão ou mexendo no celular. Com essa maneira de se relacionar com a comida, fica muito difícil prestar atenção nos sinais de saciedade, fazendo com que o consumo seja exagerado.

Vamos comer de forma mais consciente? Saiba como:

1. Esteja consciente enquanto come:

Observe as cores, a quantidade, a variedade, a disposição da comida, os alimentos que você escolheu. Sinta o cheiro da comida por alguns instantes antes de colocar na boca. Mastigue devagar saboreando a comida. Preste atenção também às sensações de fome e aos sinais de saciedade.

2. Observe seus pensamentos em relação aos alimentos:

Observe se há sentimentos e sensações ruins, autocríticas ou memórias despertadas.

3. Observe seu comportamento:

Observe comportamentos de rotina e os automáticos, notando se esses comportamentos nos conduzem a comer determinado tipo de alimento, se determinadas emoções nos levam a comer um determinado tipo de comida.

Praticar a Atenção Plena é um ato de gentileza conosco, onde as escolhas conscientes podem nos ajudar a ter mais equilíbrio mental, emocional e de saúde. A prática nos ajuda a perceber e reduzir a impulsividade e, reduzir o consumo de alimentos direcionado pelos nossos sentimentos e emoções.

Referências:

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DE FÁTIMA LOPES, Naira; DE FÁTIMA KOSTRZYCKI, Izadora; DOS SANTOS, Laura Vithória. O DOCE DA MATEMÁTICA. Feira Regional de Matemática, v. 2, n. 2, 2018.

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FRANZONI, Bianca; MARTINS, Eliene Da Silva. Mindful eating na Nutrição Comportamental. ANAIS SIMPAC, v. 9, n. 1, 2018.

https://mindfulnessbrasil.com/como-comer-com-atencao-plena/ (Mente aberta- Mindfulness Brasil)

SAVIOLI, Gisela. Estresse, ansiedade e depressão: Como prevenir e tratar através da nutrição. Canção Nova, 2019.

www.goamra.org (American Mindfulness Research Association, Estados Unidos, informações em inglês)

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

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