No verão o nosso corpo, precisamos aumentar o consumo de água, já que nos dias mais quentes, aumentamos nossa taxa de transpiração para manter nossa temperatura corporal adequada.

A água auxilia no bom funcionamento dos nossos rins, cérebro e intestino evitando as dores de cabeça e constipação, além de regular nossa pressão arterial.

A Importância de Ingerir Água Pura.

O consumo de água pura é extremamente importante, já que com a adição de outras substâncias, nosso organismo, especialmente o intestino e os rins, precisam trabalhar mais para utilizar somente a água, facilitando a absorção. Outros elementos podem ser adicionados à água, como as ervas, cascas e pedaços de frutas, assim a famosa “água saborizada” pode ajudar no consumo de água, ajudando também na diminuição da inflamação, na melhora do sono e do bom humor.

Além da água, saborizada ou não, podemos garantir uma boa hidratação no verão contando com sucos os naturais de frutas ou outros vegetais. Os sucos ajudam a melhorar o aporte de vitaminas e minerais que são extremamente importantes na nossa saúde, especialmente para crianças e adolescentes, que podem ter um baixo consumo desses nutrientes. O consumo das próprias frutas, especialmente as mais suculentas como melancia, laranja, mexerica, morango, melão, mamão e abacaxi são boas opções que também aumentam o aporte hídrico.

Além do suco natural, os chás gelados também são boas opções para se refrescar, mas evite consumir os industrializados ou adicionar açúcar. Chá gelado de hortelã com rodelas de limão ou chá de capim-cidreira com água de coco são ótimas pedidas para se hidratar no verão.

Bebidas industrializadas e com muito açúcar, promovem aumento de peso e da inflamação, por isso não são boas pedidas.

Falando em hidratação e saúde, evite a ingestão de bebidas alcoólicas, o álcool aumenta muito a desidratação das células e, com as altas temperaturas e transpiração excessiva, acabamos perdendo maior quantidade de água. A desidratação causada pelo baixo consumo de água ou o excesso de bebida alcoólica, causa dores de cabeça, tontura, secura na boca, fadiga, falta de atenção e dificuldade de concentração. Seu consumo também aumenta a inflamação nas células, prejudica o bom funcionamento dos órgãos, especialmente o fígado.

Além de não trazer nenhum benefício nutricional, as bebidas alcoólicas são muito calóricas e contribuem, e muito, para o ganho de peso. O consumo em excesso e a longo prazo, pode desencadear deficiências de vitaminas, gastrite, úlcera, hepatite, anemia, hipertensão arterial, cirrose, etc.

Fique atento ao nível de hidratação durante o verão

Priorize sempre o consumo de água pura e fresca e crie o hábito de beber água ao longo dia, principalmente nos dias quentes e de calor.

Referências:

AZEVEDO, P. S., PEREIRA, F. W., PAIVA, S. A. Água, Hidratação e Saúde. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Brasil. http://sban.cloudpainel.com.br/source/Agua-HidrataAAo-e-SaAde_Nestle_.pdf

CARVALHO, Ana Paula Lambrecht; ZANARDO, Vivian Polachini Skzypek. Consumo de água e outros líquidos em adultos e idosos residentes no município de Erechim–Rio Grande do Sul. Revista Perspectiva, v. 34, n. 125, p. 117-26, 2010.

GENARO, Sandra; GOMES, Fernanda Helena Marques; IENAGA, Kátia Kaori. Análise do consumo de água em uma população de idosos. In: Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436. 2015. p. 01-12.

MACHADO-MOREIRA, Christiano Antônio et al. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente?. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 12, p. 405-409, 2006.

PADOVANI, Renata Maria et al. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Revista de Nutrição, v. 19, p. 741-760, 2006.

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