Dia Internacional da Mulher e os Cuidados com a Alimentação.

dia da mulher

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data importante para nos lembrar das muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também para não esquecermos sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo e a luta pelo reconhecimento dos nossos direitos.

No dia 8 de março de 1917, milhares de mulheres se reuniram no protesto da Rússia, reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Pensando nesses direitos, um deles é muito importante: a vida. Assim, são necessárias ações para garantir uma vida saudável e evitar doenças típicas do sexo feminino. Dentre as doenças mais comuns estão: ovário policístico (SOP), câncer de mama, cistite ou infecção urinária, corrimentos vaginais, endometriose, candidíase, osteoporose e depressão.

No entanto, há situações muito comuns para todas as mulheres, que passarão por essas fases em algum momento da vida: tensão pré-menstrual (TPM), a menopausa e a queda da libido, lembrando que essa última tem origem multifatorial.

Abaixo listamos alguns alimentos que vão te auxiliar no alívio desses sintomas e processos hormonais:

Alívio da TPM:

Consuma alimentos ricos em antioxidantes (presentes nas frutas vermelhas, cacau, chás diversos), vitamina D (presente nas carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos e, se dá, principalmente, pela exposição ao Sol), ômega 3 e 6 (presentes em peixes, oleaginosas, óleos vegetais, azeite e sementes e em suplementos). Esses alimentos ajudam a diminuir o estresse, a ansiedade e as dores, por terem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Além disso, diminua o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sal e gordura, já que esses compostos alteram a nossa saúde emocional.

Menopausa:

Para aliviar os sintomas típicos da menopausa, como as ondas de calor, oscilações de humor e alterações no sono, inclua alimentos ricos em: soja e seus derivados (contêm substâncias chamadas isoflavonas, que ajudam no controle hormonal, tem ação antioxidante e outras atividades biológicas), alimentos ricos em vitamina D e Ca (como leite e derivados, carnes e peixes), de modo a evitar a osteoporose, doença típica devido às alterações hormonais. Beba bastante água, ela ajudará no controle da temperatura e consuma alimentos ricos em antioxidantes (presentes nas frutas vermelhas, cacau, chás, folhas escuras, etc.), e probióticos (bactérias benéficas para nosso intestino);

Libido:

Consuma antioxidantes e alimentos contendo zinco, magnésio e vitaminas do complexo B (amplamente encontrado nos vegetais e carnes).

Dicas Extras:

Além das super dicas citadas acima, inclua em sua rotina uma atividade física regular e tenha uma noite de sono de qualidade, já que durante a noite regulamos vários dos nossos hormônios. Uma noite de sono bem dormida promove mais bem-estar, disposição e bom humor nas atividades do dia-dia.

Referências:

ALONSO BURITI, Flávia Carolina; ISAY SAAD, Susana Marta. Bactérias do grupo Lactobacillus casei: caracterização, viabilidade como probióticos em alimentos e sua importância para a saúde humana. Archivos Latinoamericanos de Nutricion, v. 57, n. 4, p. 373-380, 2007.

AZEVEDO, P. S., PEREIRA, F. W., PAIVA, S. A. Água, Hidratação e Saúde. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Brasil. http://sban.cloudpainel.com.br/source/Agua-HidrataAAo-e-SaAde_Nestle_.pdf

BERNAUD, Fernanda Sarmento Rolla; RODRIGUES, Ticiana C. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 57, p. 397-405, 2013.

BRANCA, Samara Menezes Cavalcante Pedra et al. A influência dos alimentos afrodisíacos no desejo sexual: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e364101622823-e364101622823, 2021.

CASSIMIRO, Fernanda Larralde. Aspectos nutricionais e metabólicos da tensão pré-menstrual. 2018

GALDINO, Cleiton Alves. “Isoflavonas como terapia de reposição hormonal associada ao tratamento fisioterapêutico no período da menopausa.” (2013).

JÚNIOR, Dourival Tavares Sousa; VERDE, Thiago Ferreira Cândido Lima; LANDIM, Liejy Agnes Santos Raposo. Alimentos ricos em triptofano e seu efeito na liberação da serotonina e possíveis benefícios no transtorno de ansiedade. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e471101422190-e471101422190, 2021.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da et al. A influência da tensão pré-menstrual sobre os sintomas emocionais e o consumo alimentar. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr, p. 13-21, 2012.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
× Entre Em Contato!