Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Eixo Cérebro-intestino

A vitamina D tem múltiplas funções no nosso organismo, sendo considerada um nutriente fundamental para a divisão celular, regulação do sistema imune, para a manutenção e prevenção de doenças ósseas, como osteopenia e osteoporose, regulação da pressão arterial, além de ser uma importante aliada no tratamento de depressão e outras desordens psicológicas.

Apenas 10 20% da quantidade de vitamina D necessária ao nosso organismo vem da dieta, o restante provém da síntese via exposição solar. Períodos de inverno, de confinamento em ambientes fechados, como o que vivemos durante a pandemia, e o uso de filtros solares, dificultam a produção dessa vitamina, sendo a única que nosso corpo consegue produzir.

E se não tiver vitamina D suficiente no corpo?

Em crianças, a deficiência pode causar uma doença conhecida como raquitismo, que deixa os ossos fracos e predispostos a envergarem, apesar de atualmente ser uma doença raramente encontrada, é possível de se desenvolver no caso de uma hipovitaminose, ou seja, baixos níveis de vitamina D.

Além das crianças, outros grupos que devem ficar atentos em caso de deficiência, são os indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica, pacientes com síndrome de má absorção, usuários de medicamentos que interfiram na absorção dessa vitamina (glicocorticoides, anticonvulsivantes, antirretrovirais, etc.), gestantes e lactantes, veganos e vegetarianos, e por fim, os idosos, que devido à baixa exposição ao Sol e/ou a diminuição de alimentos de origem animal, se tornam um grupo de maior vulnerabilidade imunológica.

Como manter meus níveis ideais de vitamina D?

É muito importante reforçar o consumo de alimentos que sejam fontes dessa vitamina, já que a ingestão diária é necessária para mantermos nosso organismo saudável. A vitamina D está presente em alimentos, especialmente, de origem animal, como carnes, miúdos, peixes, frutos-do-mar, ovos, leite e derivados.

Caso o consumo desses alimentos não seja possível ou suficiente, a suplementação deve ser sempre acompanhada por um profissional da saúde, pois a ingestão de vitamina D além do necessário, também pode causar sérias complicações a saúde humana.

É importante ressaltar que o nosso organismo tem um controle próprio da produção dessa vitamina, tanto proveniente dos alimentos quanto da exposição ao sol, e o excesso dela é gerado estritamente pelo consumo de suplementos vitamínicos, por isso é muito importante avaliar individualmente qual é a dosagem mais adequada para você.

3 dicas muito importantes para seu nível de vitamina D?

Para se manter saudável e com os níveis adequados de vitamina D, confira essas dicas:

  1. Se exponha ao sol regularmente no período das 10h00 às 15h00 por pelo menos 10 minutos e no máximo 20 minutos, sem filtro solar, visto que ele bloqueia a ação do Sol sob a pele;
  2. Consumir os alimentos fontes desse nutriente;
  3. Fazer exames regularmente para avaliar os níveis de vitamina D no sangue e procurar um profissional da saúde antes de tomar qualquer suplemento alimentar ou vitamínico.

Gostaram dessas dicas? Procure alguém da nossa equipe para manter os níveis de vitamina D sempre em dia!

Referências:

CASTRO, Luiz Claudio Gonçalves de. O sistema endocrinológico vitamina D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 55, p. 566-575, 2011.

GALVÃO, Letícia Oba et al. Considerações atuais sobre a vitamina D. Brasília Med, v. 50, n. 4, p. 324-332, 2013.

MOSEKILDE, Leif. Vitamin D and the elderly. Clinical endocrinology, v. 62, n. 3, p. 265-281, 2005.

NAIR, Rathish; MASEEH, Arun. Vitamin D: The “sunshine” vitamin. Journal of pharmacology & pharmacotherapeutics, v. 3, n. 2, p. 118, 2012.

PILZ, Stefan et al. Epidemiology of vitamin D insufficiency and cancer mortality. Anticancer research, v. 29, n. 9, p. 3699-3704, 2009.

SASSI, Francesca; TAMONE, Cristina; D’AMELIO, Patrizia. Vitamin D: nutrient, hormone, and immunomodulator. Nutrients, v. 10, n. 11, p. 1656, 2018.

WANG, Sihe. Epidemiology of vitamin D in health and disease. Nutrition research reviews, v. 22, n. 2, p. 188-203, 2009.

Secured By miniOrange